Página 20-21 - Daniel Azulay

Versão HTML básica

18
19
Em outubro de 2011 a jornalista Diana Gabanyi
entrevistou Daniel Azulay em seu ateliê, no Rio de
Janeiro. A conversa apresenta um artista dinâmico,
com inúmeros interesses, e aborda momentos im-
portantes de sua vida pessoal e profissional. O texto
possibilita um olhar retrospectivo sobre sua obra, as
técnicas e os enfoques diversificados de seu trabalho.
DianaGabanyi
– Daniel,
A porta
é um marco tão
grande na sua carreira e na sua vida que virou nome
de exposição e é o nome do livro. Como você chegou
a essa produção, de pintar uma porta em tamanho
natural?
Daniel Azulay
A porta
foi pintada como uma
válvula de escape. Eu me sentia como se estivesse vi-
rado para um canto de parede, com problemas no ca-
samento, muitas incertezas e insatisfação pessoal. Mi-
nha mãe estava doente – faleceu em 2006 –, e justo
nessa época, não sei onde, li um ditado que diz: “Se as
oportunidades não baterem à sua porta, construa uma
para você”. Foi aí que decidi pintá-la sobre tela. Eu não
podia pintar apenas uma portinha. Tinha que ser uma
porta que eu pudesse passar por ela, uma porta maior
com passagem para grandes e novas oportunidades.
DG
– Imagino que você não tinha ideia de quantas
passagens
A porta
lhe abriria.
Entrevista
Interview
In October 2011 the journalist Diana Gabanyi inter-
viewed Daniel Azulay at his studio in Rio de Janeiro. The
talk presents a dynamic artist, with numerous interests,
and addresses important moments in his personal and
professional life. The text enables a retrospective look at
his work, the techniques, and diversified approaches to
his work.
Diana Gabanyi
Daniel,
A porta
(The door) is so
large a milestone in your career and in your life that it
has turned into the title of an exhibition and has named
the book. How did you arrive at this production of paint-
ing a life-size door?
Daniel Azulay
– A porta
was painted as a safety
valve, I felt as if I had come up against a wall, with prob-
lems in my marriage, many uncertainties, and personal
dissatisfaction. My mother was ill—she passed away in
2006—and it was precisely at this time, I don’t know
where, that I read a proverb that says, “If the opportuni-
ties fail to knock on your door, build one for yourself.” It
was then that I decided to paint it on canvas. I couldn’t
merely paint a small door. It had to be a door through
which I could pass, a larger door giving access to large
and new opportunities.
DG
I imagine that you had no idea about how many
passages
A porta
would open for you.
por
/by
Diana Gabanyi