Página 22-23 - Daniel Azulay

Versão HTML básica

20
21
DA
– Descobri mais do que isso: o quanto ela está
presente na vida de todo mundo. Quando você nasce,
passa por uma porta. Quando você passa pela vida, se
retira por outra. Eu não tinha dimensão física nem
espiritual disso e fui pintando. É quase mágico. A
porta abriu. Dela surgiram várias exposições ao redor
do mundo e descobri que a porta é um redemoinho.
Você pisa no vácuo e voa na direção do vento.
DG
– Quando começou a pintar essa obra, acabou
pintando uma série de outros quadros nesse perío-
do, que não são diretamente um reflexo da
Porta
.
DA
– Na verdade, essa série de quadros é tudo o que
aparece quando se olha pela fresta. Fui produzindo
tão aleatoriamente que as pessoas, em especial o
meu irmão Jom Tob, disse, quando montei a exposi-
ção, que parecia uma coletiva de artistas, de tantos
estilos diferentes reunidos.
DG
– Tão mais do que uma fresta, que você pintou
uma porta em tamanho natural e praticamente em
3D. Como foi esse processo criativo?
DA
– Eu queria que as pessoas pudessem admitir
a possibilidade de “passar” por ela. Acima de tudo,
que todos acreditassem nessa possibilidade. Se fizes-
se um retângulo em pé as pessoas não teriam a sen-
sação de passagem, de ter a curiosidade de ver mais
do que aquela fresta permitia.
Para criá-la, eu sabia o que não queria. Não era um
raciocínio lógico. Não era uma esquadria. Era uma
visão poética. É a poesia que existe ao redor que me
inspira. As pessoas me veem como uma pessoa liga-
da às artes visuais, um artista, que realmente sou,
inteiramente movido a poesia, a ideias.
DG
A porta
é uma produção mais recente. Mas a sua
carreira de artista começou quando você era muito
jovem, recém-formado em Direito.
DA
– É issomesmo, me formei emDireito para agradar
meu pai, Fortunato Azulay, um advogado de renome.
DG
– Os desenhos de humor o levaram a fazer uma
exposição, “Jerusalém”, que mereceu
destaque em uma coluna do Carlos Drummond de
Andrade no
Jornal do Brasil
, reverenciando a sua
maneira singular da captar a essência do humano e
remetendo às figuras das culturas judaicas e árabes
que você pintou naquela época.
DA
– Nem me passou pela cabeça que as figuras
eram conflitantes por pertencerem a credos diferen-
tes, envolvendo questões sociais, de assentamento de
terra, de dogmas religiosos.
Era 1969 e eu estava em Israel para jogar tênis nas
Macabíadas, os Jogos Mundiais Judaicos, um dos
cinco maiores eventos multidesportivos em todo o
mundo, realizados a cada quatro anos.
Era a minha primeira vez em Jerusa-
AZULAY SE DESPEDE DOSADULTOS
PARASE DEDICARÀS CRIANÇAS
Azulay says goodbye to the adults
todedicate himself to the children
DA
I discovered more than that: how much it is pres-
ent in the life of everyone. When you are born, you pass
through a door. When you pass across life, you withdraw
through another. I had neither physical nor spiritual di-
mension of this, and just went on painting. It is almost
magical. The door opened. From it, there arose several
exhibitions around the world, and I discovered that the
door is a whirlpool. You step into a vacuum and fly in the
direction of the wind.
DG
When you began to paint that work, you ended up
painting a number of other pictures during that period,
which are not a direct reflection of
A porta
.
DA
In fact, this series of paintings is everything that ap-
pears when one looks through the slight gap in the door.
I kept on producing in so random a manner that people,
particularly my brother Jom Tob said, when I assembled
the exhibition, that it looked like a group exhibition, be-
cause of the many different styles gathered in one place.
DG
More than simply a gap, you painted a life-size door
and virtually in 3-D. How did this creative process unfold?
DA
I wanted people to be able to admit the possibil-
ity of “going across” the door. Above all, that everyone
would believe in that possibility. If I painted a standing
rectangle, people would not experience the sensation of
passing through, of having the curiosity to see more than
that gap allowed to be seen.
In order to create it, I knew what I didn’t
want. It wasn’t any logical reasoning. It wasn’t a set
square. It was a poetical vision. It is the poetry existing
around us that inspires me. People see me as a person
connected with the visual arts, an artist, which is what I
really am, entirely driven by poetry, by ideas.
DG
– A porta
is a more recent production. But your ca-
reer as an artist began when you were very young, a
recent law school graduate.
DA
That’s right, I graduated in law to please my fa-
ther, Fortunato Azulay, a prominent attorney.
DG
The drawings of humor led you to set up an exhibi-
tion, “Jerusalém,” which was highlighted
in a column written by Carlos Drummond de Andrade,
in the
Jornal do Brasil
newspaper, praising your unique
manner of capturing the essence of humanity and refer-
ring to the figures of the Jewish and Arabian cultures that
you painted at that time.
DA
It never crossed my mind that the figures were con-
flicting, because they belong to different creeds, involving
social issues, of colonizing land, of religious dogmas.
It was the year of 1969, and I had traveled to Israel to
play tennis at the Maccabiah Games, the Jewish World
Games, one of the five largest multisport events world-
wide, held every four years.
This was my first trip to Jerusalem and I recall the sensa-