Página 26-27 - Daniel Azulay

Versão HTML básica

24
25
ci, o desenho sempre foi como respirar. Não vivo sem
ar e sem desenhar.
DG
– E isso é você?
DA
– Acho que sim. Uma das coisas mais importan-
tes na vida é ser verdadeiro com você e com os ou-
tros. Quem não me conhece pessoalmente, quando
vê um trabalho meu pode ver uma parte de mim.
Aquilo que está pronto é como eu queria que fosse,
não é aleatório nem acidental, e o público constata
isso no conjunto da obra.
DG
– Mas, voltando à bicicleta, por que a bicicleta?
De tantos objetos ou outras coisas
ligadas ao movimento, um veículo de duas rodas?
Por quê?
DA
– Porque a bicicleta é uma imagem perfeita da fle-
xibilidade que a gente tem ou não, do jogo de cintura
necessário para se acompanhar as mudanças. E essa
flexibilidade tem uma sequência, como uma história
em quadrinhos, seguindo formas diferentes, até ad-
quirir o equilíbrio pleno. Uma bicicleta começa torta
e termina certa.
DG
– A sombra é muito presente nas bicicletas, as-
sim como a mancha dos ortodoxos em “Jerusalém”.
É o que você imagina?
DA
– Quando imagino uma bici-
cleta, não penso num veículo, num meio de trans-
porte. Vejo a sombra projetada. É o reflexo do torto
em busca do equilíbrio. A minha bicicleta pintada,
esculpida, é um par de asas, um redemoinho, uma
roda-gigante, um carrossel, em que estamos todos em
órbita, dançando ao redor da luz.
DG
– Você tem uma relação especial com os brin-
quedos, as suas obras também têm um tom de brin-
cadeira, como no caso do quadro
Três macacos
.
DA
– Tem uma pessoa que fez graça e me disse: “Você
está me devendo um macaco, só estou vendo dois”.
Eu pintei o quadro
Três macacos
fazendo um jogo de
palavras, induzindo a pes-
soa a imaginar o terceiro. O terceiro está sempre em
movimento, ele “passa” e você não consegue ver.
DG
– Você também fez releituras com a marcas do
Catupiry e da Coca-Cola, explorando uma lingua-
gem mais pop...
DA
– Foi uma possibilidade interessante que eu
nunca tinha experimentado. Quando você compra o
produto, há uma embalagem. Quando você compra
uma roupa, ela é a segunda pele da pessoa, há uma
identidade, um invólucro.
Comecei a brincar com os símbolos e peguei marcas
consagradas, como o quadro
TropiCatupiry
. São duas
telas grandes, uma escultu-
IMAGEMTORTACOMASOMBRA
DE UMABICICLETACORRETA
Crooked imagewith the shadow
of aright and proper bicycle
apintura
TRêS
MACACOS
, de 2006
TRÊSMACACOS
(Three
monkeys), 2006
DG
And this is what you are all
about?
DA
I guess so. One of the most important things in life
is to be true to yourself, and to others. Those who don’t
know me personally, when they see one of my works,
they can see a part of me.
That which is finished is as I wanted it to be, it is neither
random nor accidental, and the public realizes it in the
work overall.
DG
But, returning to the bicycle, why did you choose
just it? Among all the many objects and other things con-
nected with movement, a two-wheeled vehicle? Why?
DA
Because the bicycle is a perfect image of the flexibil-
ity that one either has or hasn’t got, of
the adroitness necessary to keep up with changes.
And that flexibility follows a sequence, as comic-book stories
do, following different forms, until they gain full balance. A
bicycle begins twisted and ends up right and proper.
DG
The shadow is highly present in the bicycles, as is the
stain of the orthodox in “Jerusalém.” Is that how you see it?
DA
When I imagine a bicycle, I don’t think of a vehicle,
of a means of transportation. I see the shadow projected.
It is the reflection of the twisted in pursuit of balance. My
painted, sculpted bicycle is a pair of wings, a whirlpool,
a Ferris wheel, a carrousel, in which we are all in orbit,
dancing around the light.
DG
You enjoy a special re-
lationship with toys, your works also evince a playful
note, as in the case of the
Três macacos
(Three monkeys)
painting.
DA
An exhibition visitor playfully told me, “You owe
me one monkey; I see only two here.”
I painted the
Três macacos
picture while making a pun,
inducing the person to imagine a third monkey. The third is
always moving about, it “goes across” and you cannot see it.
DG
You also made renewed readings with the Catupiry
cheese and Coca-Cola brands, exploring a more pop lan-
guage…
DA
This was an interesting possibility that I had never
tried out before. When you
buy the product, there is the packaging. When you buy
clothes, they are the person’s second skin; there is an iden-
tity, a wrapping.
I began to play around with the symbols and made use of
renowned brands, such as in the
TropiCatupiry
paint-
ing. There are two large canvases, a painted sculpture,
misshapen, in each detail of which you perceive the Ca-
tupiry brand.
DG
In fact, it was a moment of creative explosion and
that is made quite clear in
Origem da vida
(The origin of
life) that inspired the name of your exhibition in Sweden.
DA
“A Porta” had been the name of the exhibition in