Página 28-29 - Daniel Azulay

Versão HTML básica

26
27
ra pintada, disforme, em que você percebe em cada
detalhe a marca Catupiry.
DG
– De fato foi um momento de explosão criativa,
e isso fica bem claro na
Origem da vida
, que inspirou
o nome da sua exposição na Suécia.
DA
– “A Porta” tinha sido o nome da exposição no
Rio de Janeiro e em Helsinque. Quis adaptar quando
fui para a Suécia e ficou “O Início da Vida” (
The
Beginning of Life
). Depois que a porta abriu, não
queria ficar só nela.
Origem da vida
eu comparo a
uma abertura e passagem para novos horizontes.
Com “A Porta”, naturalmente, foi vindo
um convite atrás do outro até agora, em
2012 em Londres, e 2013 e 2014 vou para China e o Ja-
pão. “A Porta” me abriu uma nova vida, que era uma
coisa pela qual eu procurava, desenhando certo por
linhas tortas. Uma saída em que eu pudesse evoluir e
me transformar nos avanços de um novo tempo.
DG
– Apesar de você estar sempre emmovimento e de
ter obras dos mais variados temas, os animais presen-
tes nas suas obras se restringem apenas ao macaco, aos
cavalos e a um cachorro especificamente. Inclusive, a
obra do cachorro você diz que é a única que não vende.
DA
– Eu só fiz um quadro sobre cachorro, sobre o
labrador de uma amiga, o único quadro
que não vendo porque foi uma coisa
muito estranha. Fui visitá-la e ela só falava nos cachor-
ros, é muito apegada a eles. Acabei fazendo o retrato
do labrador, pela expressão dele olhando para cima,
um momento muito especial que fotografei. Resolvi
experimentar uma técnica de bico de pena, que nun-
ca tinha feito antes, e transpor isso para a tela.
Quando comecei a pintar o cão, pensei: “Ele está
olhando o quê, para quem ou para onde?”. Resolvi en-
tão fazer os prédios – sou fascinado pelos arranha-céus
de Nova York e me lembrei do Rockefeller Center, por-
que aparecem no filme do Batman e nas histórias em
quadrinhos do Spirit, de Will Eisner.
Fiz dois edifícios e tinha que acontecer al-
guma coisa neles, lá em cima.
Pensei numa bola de fogo, mas fiz uma luz com uma
borboleta voando em direção às torres.
O quadro ficou pronto, está pintado assim como está
aí e fez parte da minha exposição no dia 26 de junho
de 2001, na Galeria de Arte Ipanema no Rio de Janeiro.
Poucos meses depois eu estava no atelier e veio a catás-
trofe do 11 de setembro. Era o ataque às torres e eu não
parava de olhar, de baixo para cima, explosões de fogo,
aviões entrando nos prédios. Comecei a ver o enqua-
dramento das torres e lembrei de uma pergunta que a
repórter da TV Bandeirantes fez no dia da abertura da
exposição. Ela perguntou: “Qual é a ideia do quadro...?,
Por que o cachorro está sozinho no meio dos
prédios, olhando para cima?”.
iNAUGURADANORIODE JANEIRO, EM2006,
“APORTA” PASSOU PELASUÉCIA (2007),
FINLÂNDIA (2008) E PORTUGAL (2009)
Inaugurated inRiode Janeiro, in 2006,
“APorta” traveled toSweden (2007),
Finland (2008), and Portugal (2009)
Olharvertical
,
telade 2001
Olharvertical
(STRAIGHT-UP
VIEW), CANVASDATED 2001
Rio de Janeiro and in Helsinki. I wanted
to adapt it when I traveled to Sweden, and
it became “O Início da Vida” (“The Begin-
ning of Life”). After the door had opened, I did not want
to be left with it alone.
Origem da vida
I compare to an
opening and passage to new horizons.
With “A Porta,” of course, I have received one invitation
after another up to now, in 2012, in London, and in 2013
and 2014, I will travel to China and Japan. “A Porta”
has opened a new life to me, a life that I had been seek-
ing, drawing straight with crooked lines… A way out by
means of which I might evolve and transform myself in
the advances of a new era.
DG
Even though you are always under
movement and of having works dealing
with a large number of varied themes, the
animals present in your works are restricted only to the
monkeys, the horses, and to a dog, specifically. In fact,
you say that your work on the dog is the only one that you
won’t sell.
DA
I only made a picture of a dog, actually about the
Labrador of a friend, the only picture that I won’t sell, be-
cause of a very strange reason. I went to visit her, and she
spoke only about the dogs, she is very attached to them.
I ended up doing the painting of the Labrador, with an
expression in which he looks upwards, resulting in a very
special moment that I photographed.
I decided to try out a quill-pen drawing that I
had never tried before, and transpose it to the
canvas.
When I began painting the dog, I thought, “What is he
looking at, at whom or where?” I then decided to do the
buildings—I’m fascinated by the skyscrapers of New
York and remembered the Rockefeller Center, because the
building appears in the Batman movie, and in the
Spirit
comic-book stories of Will Eisner.
I painted two buildings and something had to happen in
them, way up there…
I thought of a ball of fire, but I painted a light with a but-
terfly flying toward the towers.
I finished the painting, which I did just as it hangs there and
as it was part of my exhibition on June 26, 2001,
at Galeria de Arte Ipanema in Rio de Janeiro.
A few months later I was at the studio and the 9/11 ca-
tastrophe occurred. It was the attack on the towers and I
couldn’t stop looking, from eye level and upwards, seeing
the fiery explosions, aircraft flying into the buildings. I be-
gan to see the framing of the buildings, and remembered
a question that the reporter of TV Bandeirantes made on
the exhibition’s opening day. She asked, “What is the idea
of the picture, why is the little dog alone among the build-
ings, looking upwards?”
I answered, “The price of freedom is eternal vigilance.”
But I don’t know why I said that. I really don’t know,
even today I find it very weird…